Entenda as diferentes áreas de um mesmo imóvel
- SóCorretor
- 20 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Quando os clientes procuram por um imóvel, eles quererem saber sobre cada detalhe daquilo que está comprando, como quanto custa, em que região está situado, qual o tamanho do imóvel, documentações necessárias, tudo isso faz com que ele se sinta confiável a fazer negócio. Ter todas as informações possíveis faz com que o comprador tenha conhecimento do que está comprando e assim se sente seguro. Todas as características que fazem parte da descrição do imóvel são extremamente importantes, mas algumas sempre acabam ficando despercebidas, como, por exemplo, o tamanho da casa. Quando citam o tamanho do imóvel, sempre vem determinado o tamanho da área útil, da área total, da área privativa e da área comum, mas o que realmente é isso? Ter esse conhecimento faz com que o negócio seja facilitado.
Área útil
A área útil nada mais é do que todo o espaço interno da casa, a medida será feita sem contar as paredes, contando apenas quando começa o piso do imóvel. Para entender melhor, a área útil é todo o espaço que a pessoa está usando dentro da casa, como os quartos, a sala, a cozinha, os banheiros. Mas preste atenção, nesse cálculo de medida, as varandas e garagens, por exemplo, não entram.
Área privativa
Em um caso como prédio, por exemplo, a área privativa conta a medida de tudo que for de uso exclusivo daquele proprietário, todo o tamanho da área particular do mesmo. Nesse caso, diferente da área útil, as varandas, garagens e paredes do imóvel contam. Para resumir, tudo o que for considerado como propriedade do morador.
Área comum
Em lugares como prédios ou condomínios de casas, a área comum são os locais de uso compartilhado entre os moradores daquele local. São lugares que todos os moradores podem utilizar, como o salão de festas, o salão de jogos, o hall de entrada, os corredores, a piscina, as quadras esportivas e as escadas.
Área total
Essa é uma questão muito importante na hora de comprar o imóvel, na área total entra a soma das áreas comum, útil e privativa, ou seja, toda a medida e é por esse metro quadrado que você pagará o imóvel. Para fazer a conta basta pegar o valor do apartamento comprado e dividir sobre toda a área total e assim o valor é descoberto.
Comentarios