Mentiras podem estragar uma negociação
- SóCorretor
- 22 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
Existe um ditado relacionado à mentira, que diz “A mentira tem pernas curtas”, isto é justificável pelo fato desta ser detectável. Pouca gente se incomoda com a mentira social, aquela facilitadora da convivência, usada para fugir de um jantar indesejável, para recusar um convite ou para justificar um atraso. Quando a praticamos ou quando nos aplicam uma delas não chega a ser nenhuma tragédia, embora esse tipo de mentira seja moralmente tão condenável quanto às enganações mais sérias. Segundo a psicóloga Zenilda Diniz, uma pessoa pode mentir por diversas razões. “Há a mentira para manter a harmonia na convivência diária ou para preservar a privacidade, que ocorre, por exemplo, ao se afirmar que está tudo bem quando na realidade não está, ou quando se dá uma desculpa para não ir a uma festa”, apontou.
A profissão de um corretor de imóveis é basicamente a de vender. Existem os momentos de captação, de análise, as documentações, mas sua carreira é baseada nas vendas. Uma negociação bem feita é essencial para que um corretor de imóveis tenha um grande futuro profissional. Por isso, é extremamente importante que esses profissionais saibam como tocar e desenvolver uma negociação.
Vendedores existem aos montes, mas se destacar é o difícil. Você deve saber mais, se empenhar mais, utilizar de nossas dicas e estudar bastante, ler mais apostilas e livros do ramo, participar de cursos e seminários, assistir notícias sobre o mercado financeiro e o mercado imobiliário.
Estar sempre atualizado às mudanças na área para saber como lidar com todos os tipos de problemas que existam na negociação ou até fazer eles nem existirem, evitando-os mesmo antes de acontecerem. Para isso, você deve ser o melhor em uma negociação.
O que poucos mencionam ao dar dicas de se ter uma boa venda é sobre as mentiras no processo, até por acharem óbvio não dizer, afinal, quais os benefícios que uma mentira pode propiciar? Por isso, resolvemos quebrar essa regra e demonstrar o quão prejudicial para uma negociação é a mentira. Confira.
Pode estragar sua negociação
O corretor pode achar uma boa mentir em uma negociação, mesmo sendo pequena sobre alguma instalação do imóvel. No entanto, o cliente pode muito bem descobrir, prejudicando a sua própria imagem e, consequentemente, a venda. E quem irá querer negociar com você depois disso? As indicações que o cliente poderia fazer estarão perdidas.
Pode estragar negociações futuras
Além de estragar a sua negociação atual o pior está por vir: ela vai prejudicar todas as suas próximas vendas e fará com que você se prejudique para sempre como profissional. O boca a boca fará o trabalho. Não haverá clientes interessados no corretor mentiroso.
Falta de ética e moral na profissão
O corretor que mentir está faltando com a ética e com a moralidade. Um profissional ao apresentar informações imprecisas ou incorretas e omitir informações está cometendo um erro um erro moral que, além de perder o cliente, pode perder o próprio emprego e a reputação.
Comentários