top of page

Plantas em pequenos apartamentos

  • Por Claudia Caprecci*
  • 27 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Mesmo em espaços reduzidos, plantas podem ter um lugar especial, basta escolher bons vasos e locais com luz

Olá!

A Alessandra, do Realizando Sonhos, me fez um pedido especial. Ela está mudando para um apartamento pequeno onde não há sacada e gostaria de levar consigo algumas plantas que tem um grande valor afetivo por terem sido de sua avó. Aqui estão algumas imagens que encontrei na revista Casa Claudia. Espero poder ajudar a solucionar essa questão.

É sempre bom lembrar que o ideal é que as plantas possam ficar em um ambiente onde recebam bastante luz natural.

*

Claudia Caprecci é personal organizer e apaixonada por decoração.

A receita é simples. Basta escolher as espécies ideais e conhecer os cuidados para mantê-las saudáveis

Grande parte da população vive em apartamentos, mas isso não significa que seja impossível para estas pessoas terem em suas residências um canto agradável para relaxar em meio a plantas e flores.

Para produzir e manter uma varanda com plantas, os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert, da Maier & Ale Paisagismo, ressaltam a importância da escolha das espécies. ?Em primeiro lugar, deve-se levar em conta as que tenham folhas mais grossas e resistentes ao vento, pois, devido à altura, plantas colocadas em varandas são mais suscetíveis à forte ação do vento?, explicam.

Segundo eles, existem algumas espécies que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.

Também é necessário prestar atenção na insolação do local. Cada planta exige uma incidência específica – umas se adaptam melhor a locais de meia sombra, outras exigem sombra completa e há ainda aquelas que se desenvolvem melhor em locais com bastante sol.

O tamanho dos vasos é outro fator a ser considerado. Para não prejudicar o desenvolvimento da planta, os vasos precisam ter capacidade para suportar o desenvolvimento das raízes. Os paisagistas aconselham fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.

Por cima da terra, Maier e Alexandre recomendam colocar pedras brancas, palha, casca de árvore e cinza para irrigação.

Para garantir que as plantas cresçam saudáveis e tenham longevidade, os paisagistas dizem que não se pode esquecer as regas, a adubagem e o combate às pragas.

“Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco, namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais bem desfrutada pelos moradores e suas visitas”, acrescentam.


Comentarios


Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page