Vai morar sozinha? Confira as dicas para planejar e economizar
- ImovelWeb
- 5 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Selecionamos algumas dicas para que você tenha a segurança necessária para sair de casa com tranquilidade
O momento tão esperado na sua vida chegou! – ou nem tanto, né? Sair da casa dos pais e ir morar sozinha para, enfim, conseguir a liberdade e seguir o rumo da sua vida, deixando as “mordomias” de casa para trás. Num primeiro momento isso parece ser bem empolgante, mas vamos com calma que ir morar sozinha não é todo esse mar de rosas que as pessoas desenham. É necessário muito planejamento, economia de finanças e a certeza de que conseguirá se manter. E é por isso que estamos aqui: com o intuito de dar ótimas dicas para planejar e economizar finanças.
Pode parecer que não, mas muitos detalhes fazem a diferença no final do mês. E qualquer economia é necessária. Para isso, ler atentamente as nossas dicas e se mostrar alguém determinada é fundamental, pois nessa etapa da vida, qualquer erro ou gasto a mais pode ser fatal (fatal para as contas não fecharem). Veja as dicas que iremos dar e tenha a segurança necessária para sair de casa com tranquilidade.

Ter uma reserva financeira no momento em que sair de casa
Primeiramente, no momento em que você decidir sair de casa, ter uma reserva financeira para qualquer eventualidade é fundamental. E se você não conseguir pagar o aluguel num mês? Ou se você comprou um apartamento e não tiver grana para as chaves ou até para algumas parcelas? E se as contas atrasarem? Essa reserva financeira é fundamental para que em qualquer momento de aperto, você consiga se livrar com mais alívio e sem desespero.

Num primeiro momento, escolha tudo do mais básico
Pode ser um choque e tanto no começo – ou não – , mas a principio, tente escolher tudo do mais básico, pelo menos nos três ou quatro primeiros meses. Mas, como assim, “só do básico?”? Não faça planos de TV por assinatura com todos os canais, não faça o plano de internet mais caro, não faça compras exageradas… Pode parecer tudo muito pequeno, mas no final desse período, você saberá o que pode ou não gastar a mais. O importante é, primeiramente, saber o que você consegue pagar. Evite levar roupas para passar, lavar e outros serviços que possam ser realizadas por você mesma.

Pequenas atitudes, grandes diferenças
Se você sai de casa pela manhã e só volta a noite, pra que deixar vários eletrônicos e eletrodomésticos ligados? Essa atitude de tirar da tomada a TV, o modem de internet, o fogão, o micro-ondas… Tudo isso vai fazer diferença no final do mês na sua conta de energia. Mas não desligue a geladeira, hein? Senão você encontrará tudo estragado à noite.

Fazer, pelo menos, uma média de gastos que você planeja ter
Antes de sair de casa também é legal que você junte todos os gastos que está imaginando e só depois veja se realmente dá para sair de casa.

Comments